domingo, 27 de novembro de 2016

Devo 20 mil reais. E agora?


É muito dinheiro para se dever, essa quantia pesa no bolso de qualquer brasileiro, creio que até os mais abastados, nesse momento de crise econômica, sentiriam o peso dessa divida. Mas, vamos lá, quero explicar a origem dessa dívida, e toda a história por de trás dela.

Primeiramente, quero dizer que a dívida não foi contraída somente por mim, e sim por toda minha família, e eu como integrante dela, me sinto na obrigação moral de ajudar a paga-lá. 

Esse ano de 2016, como todos sabem, não foi um dos melhores para muitos dos brasileiros, e, infelizmente, minha família foi vítima dele (que 2017 seja melhor por favor). Bem, meu pai tinha um ótimo emprego, no qual ele, não irá continuar daqui para frente, um emprego que possibilitava vivermos em um padrão de vida de classe média, como eu sou recém formado e minha outra irmã está na faculdade, basicamente a maior parte nossa renda vinha do trabalho dele, o restante da renda (cerca de 40%) é composta pelo salário da minha mãe e o estágio da minha irmã (eu também fiz estágio durante a faculdade), porém, eu no momento sou o único que não contribuo com a renda familiar, pois estou sentindo na pele o drama do recém-formado em busca do primeiro emprego.

Não pode parar
Fizemos um trato na nossa família e estamos reduzindo o nosso padrão de vida para que seja compatível ao que podemos bancar, posso dizer que nosso padrão de vida nunca foi de rico, pois a subida financeira que demos foi graças as promoções do meu pai no emprego nos últimos anos, dessa forma, será menos doloroso voltar ao que já fomos um dia.

A dívida consiste em parcelas de um financiamento a perder de vista do carro e algumas dívidas pontuais, sendo que posso dizer que 70% desse valor é referente ao financiamento.

Como sou homem e formado, sinto o peso de não poder estar ajudando para pagar essa dívida, pois tenho uma obrigação moral com ela, pois foram meus pais que bancaram meus estudos até aqui, e agora no momento que mais precisam de mim, ainda não consegui retribuir.

Não é chororô confrades, é apenas um desabafo pessoal, esse blog ajuda a externarmos e superarmos isso. Estou na correria, na busca de emprego e de conseguir uma grana extra pro fim do ano, mas quanto mais eu ando e converso com as pessoas, vejo que não estou sozinho nessa jornada, e que sou quase um privilegiado perto das histórias de vida que ouço de outras pessoas.

Sei que irei vencer, sei que irei conseguir. O começo sempre é difícil, mas a educação financeira e as lições que aprendo por aqui, me tornam cada vez mais confiante.



"Caminante, no hay camino, se hace camino al andar."


9 comentários:

  1. Acho que você está no caminho certo, reduzir os gastos é a primeira opção, só cuidado com o termo "reduzindo o nosso padrão de vida", muitas vezes confunde-se cortar gastos com redução de padrão de vida. Padrão de vida é algo subjetivo, se você tem por exemplo uma assinatura de TV a cabo de 250 reais, pode achar que cortá-la é reduzir o "padrão", mas se você assinar o Netflix por exemplo poderá manter o padrão ou até aumentar. Tudo é subjetivo.

    Vou te fazer um relato pessoal, sou micro empresário e no período de junho de 2014 a dezembro de 2015 tive um problema operacional na minha empresa e neste período não pude tirar um tostão da mesma, foi como se eu tivesse ficado desempregado por um ano e meio. E neste período meu filho nasceu e até comprei um carro zero. Com gastos elevando no período não passei dificuldade alguma.

    Qual foi o segredo? Me preparei bem antes. Não esperei o problema chegar para reduzir os gastos, a redução foi feita meses antes. E não houve redução de padrão de vida, lógico que tive que cortar muitas coisas que fazia antes, mas estas coisas foram substituídas por outras mais econômicas e com satisfação idem ou maior.

    Portando, não pense em "redução de padrão" e sim em "mudança de hábitos".

    Abraço!


    http://abacusliquid.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cortar gastos é o caminho

      Obrigado pela lição de vida

      ver o exemplo de outros companheiros que superaram uma fase difícil dá mais ânimo para lutar

      abraços

      Excluir
  2. Agora é "bola pra frente": procure uma forma de ganhar dinheiro, foi assim comigo.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho alguns projetos em mente

      Começarei de baixo, bem baixo mesmo rss

      Excluir
  3. Respostas
    1. Creio que para mim, no momento, é o único caminho inviável

      Excluir
  4. Coala, passei por situação parecida, resolveu-se por repassar o veículo financiado a outro que assumisse o financiamento. Deu uma folga financeira e mental a todos da família.
    Irei acompanhar o seu blog. Gostaria que vc desse uma passada no meu e adicionasse ao seu blogroll. Já adicionei o seu aos blogs que irei acompanhar.
    https://ligoinvestimentos.blogspot.com.br/
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se as coisas não melhorarem, a solução será essa mesmo

      obrigado, tbm de acompanharei

      Excluir
  5. Legal COWBOY:

    Mas externamente teve isso aqui -- e ELES desejam continuar com toda força em 2017 [os vigaristas]. Repare abaixo:

    LIXO 2016 PETISTA


    2016 está acabando... Mas reflitamos profundamente. Eis:


    Na música brasileira temos a baixa-cultura corroborada pelo PT nesses 13 anos. O atual lixo cultural do Brasil petista.

    DILMA é um produto a ser consumido e comprado (mesmo que sem dinheiro). Um produto tal qual um "Danoninho©", produto esse industrial, com sedutoras fotografias de suculentos morangos externos (naturalmente que não física e materialmente internos!). Pegando na real o consumidor pela imagem mítica e não pela realidade interna.

    «Coração-Valente©» (até Lula sabe! Não sejamos bobos): tal qual a frase mítica do Danoninho© que "vale por um bifinho", também a pupila de Lula utiliza-se de um simulacro mítico que não reflete o "interior do pote"; a saber: a incapacidade dela de governabilidade, péssima articulação política (Maquiavel), horroroso projeto econômico de fiasco a pino, e ineficácia republicana, fraude. ¿O que adianta, então, afinal, o mito publicitário engana-trouxa de «Coração-Valente©»? Adianta nada!

    E, complexando um pouco [não precisava...; mas vai aí], que discursa assim: «(...) não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder.». Esse é o ver-da-dei-ro Coração-Valente© dos anos 60... Ponto final.

    Eis aí a utilização de clichês publicitários míticos para pegar o eleitor pelas VÍSCERAS: acertados, mas, verdadeiramente, engana-trouxa... A minoria escapa da artimanha, da burla e da ilusão petista.

    Verdadeiramente, a VIGARICE & picaretagem é a POPULARIDADE DE MITOS como a MITOLOGIA do «Coração Valente©,»… Um produto a ser vendido e comprado pelo eleitor, devido apenas ao vazio do mito.

    E, também, por outro lado, o problema é a SUAVE & disfarçada truculência do PeTê… Repare:
    É evidente que o Petismo se utiliza de técnicas das mais brilhantes de publicidade; brilhantes, mas embusteiras.

    ¡Jamais 1 Danoninho© vale por um bifinho!

    P.S.:
    ¿Como identificar um petista? Simples! Pela escrita. É singelo e sem enfeites. Veja:

    Amam o FHC (de maneira enrustida), a toda hora estão a falar no velho...

    E, mais singelo, amam o PSDB à distância -- não chegam perto, a longos 13 anos, falam sem parar no partidinho com rigor acadêmico, análise e tudo... São loucos inconscientes para ter como 2ª mulher ou amante o PSDB... Amor enrustido.


    [Obs.:
    Na música brasileira temos a baixa-cultura corroborada pelo PT nesses 13 anos. O atual lixo cultural do Brasil petista. A breguice, cafonice, baranguice e o kitsch do Petismo].

    = FIM =

    ResponderExcluir